Serviços mais procurados:
19/06/2009
Motivação. Essa palavra resume o que pretende a Política de Gestão de Pessoas aprovada por unanimidade ontem (18/junho) pelo Plenário do Tribunal de Contas do Estado, pela Resolução n° 10/2009, relatada pelo conselheiro Edson José Ferrari. A política é o resultado do trabalho de mais de um ano, por meio de uma consultoria especializada prestada pela empresa Quântica, de Brasília, contratada após processo licitatório com recursos do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios (Promoex).
Segundo o diretor da Divisão do Pessoal, Silvestre Gomes de Lima Júnior, foram contempladas nove políticas e diversas diretrizes para que o TCE possa qualificar seu pessoal, por meio do Plano de Capacitação já divulgado pela Quântica, e ações de avaliação de desempenho, produtividade e desenvolvimento do servidor na carreira. A resolução aprovada também cria um Comitê de Gestão de Pessoas, que ficará responsável por assegurar a implementação da política, com avaliações periódicas.
A Política de Gestão de Pessoas do TCE-GO abrange quatro grandes enfoques, que são a captação (2 políticas), manutenção (3 políticas), capacitação (2 políticas) e relacionamento (2 políticas).
CAPTAÇÃO – A primeira é a Política Atração e Seleção de Pessoas, estabelecendo que o Tribunal vai atrair e selecionar, por meio de concurso público, pessoas que melhor atendam as demandas de profissionais para cumprir sua missão de controle externo da administração dos recursos públicos.
Em seguida vem a Política Integração de Pessoas, que propõe alocar os servidores segundo as suas melhores competências e os interesses do Tribunal, estimulando a integração por meio da conscientização da Visão e Missão do TCE-GO e pela informação constante e transparente sobre objetivos, metas e resultados da instituição.
MANUTENÇÃO
A Política Remuneração e Compensação propõe manter os níveis salariais do TCE-GO compatíveis com os de organizações similares, de forma a evitar a evasão, garantir o padrão técnico necessário para a atuação da Instituição e remunerar de acordo com os requisitos de conhecimento, experiência e comprometimento.
Já a Política Benefício se Serviços Complementares visa garantir maior tranquilidade aos servidores em relação às suas necessidades físicas e psicológicas, pessoais e de seus familiares.
A Política Gestão do Bem-estar e Qualidade de Vida propõe que o TCE promova condições para que os servidores sintam orgulho em trabalhar na instituição, tenham satisfação nas atividades que realizam, garantia da tramitação eficiente, eficaz e efetiva de seus trabalhos e confiança de que serão reconhecidos em seus esforços.
CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A sexta política proposta é Treinamento e Desenvolvimento, em que o TCE se compromete a promover a capacitação e o contínuo desenvolvimento dos servidores, em aspectos conceituais e tecnológicos, criando condições para que se mantenham aptos, inovadores e receptivos à ampliação de conhecimento naquilo que fazem.
A Política Gestão e Avaliação de Desempenho visa adotar processos que permitam mensurar com transparência e sistematicamente o desempenho e avaliar o desenvolvimento do servidor, observando o seu crescimento profissional e sua contribuição para a consecução das estratégias e resultados do TCE-GO.
RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO
A Política Endomarketing e Comunicação com o Cliente Interno tem como premissa o estabelecimento de linhas de comunicação aberta, direta e tempestiva com os servidores, fornecendo informações úteis e atualizadas sobre o TCE-GO, visando gerar maior compreensão do papel que o Tribunal assume diante do governo, as organizações públicas e a sociedade.
A nona política, Relações com Sindicatos e Associações, visa manter com as associações e sindicatos representativos dos servidores, um processo de comunicação baseado na ética e na transparência, de forma a estabelecer um canal aberto e permanente de negociação que atenda igualmente aos interesses dos servidores e do TCE-GO.
Serviço:
Assessoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2101 / Ramal: 2110/2132
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Recomendamos Para Você
Recomendamos Para Você