Serviços mais procurados:

label_outline Competências label_outline Conselheiros label_outline Composição MPC label_outline Corregedoria Geral label_outline Governança, Planejamento e Gestão label_outline Tecnologia da Informação label_outline Escola Superior de Controle Externo label_outline TCE Sustentável label_outline Coral TCE-GO label_outline Relação de Ramais label_outline Localização e Contato label_outline Secretaria-Geral label_outline Histórico label_outline Mapa do Site label_outline Artigo 30 label_outline Avaliação dos Portais de Transparência label_outline Calendário De Prestação De Base de Dados label_outline Calendário de Obrigações dos Jurisdicionados label_outline Cartilhas label_outline Comissão de Decisões label_outline Fiscalização das Rodovias Estaduais label_outline Fiscalização dos Controles Internos label_outline Fiscalizações em Andamento label_outline Goiás Transparente label_outline Maturidade Controles Internos label_outline Pacto da Primeira Infância label_outline Prestação de Contas label_outline Contas Irregulares label_outline Plano de Fiscalização e Controle 2021-2022 label_outline Resultados de Fiscalizações label_outline Relatório de Atividades label_outline Sugestões de Fiscalização label_outline SIAP - Registro de Aposentadoria label_outline Artigos e Publicações label_outline Atualização Monetária label_outline Clientela label_outline Clipping Eletrônico label_outline Consulta Decisões label_outline Consulta Ofício label_outline Consulta Pauta label_outline Consulta Processos label_outline Diário Eletrônico de Contas label_outline Emissão de Boletos label_outline Emissão de Certidões label_outline Feriados label_outline Normas e Jurisprudência label_outline Notícias label_outline Sessão Virtual (Ao Vivo) label_outline TCE nas Redes Sociais label_outline Revista Controle Externo label_outline TCE Push label_outline Vista Eletrônica label_outline Licitações label_outline Contratos label_outline Convênios ×

TCE ofereceu capacitação para mais de 3,5 mil pessoas em 2017

Número inclui servidores, membros, estagiários, jurisdicionados e sociedade em geral

25/01/2018      BRUNO EDUARDO BALDUINO DE SOUZA

Link copiado
com sucesso!!

Em 2017, o Instituto Leopoldo de Bulhões (ILB/TCE-GO) executou várias ações de capacitação e deu início a diversos projetos importantes, dentre eles cursos voltados para formação de lideranças e seminários abertos à sociedade. Ao todo, foram alcançadas 3.562 pessoas. Para tal, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás se empenhou em implementar um processo de aprendizagem contínua e permanente. Para diretora do ILB/TCE-GO, Jaqueline  Nascimento, os próximos passos em 2018 serão instituir uma avaliação de resultado para cada capacitação e focar na formação de controladores sociais.

Um dos projetos de grande destaque foram as oficinas de disseminação do código de ética, com o objetivo de capacitar todos os servidores, estagiários e menores aprendizes quanto às implicações éticas no local de trabalho e na vida. Outra ação de evidência foi a abertura do mestrado em Direito e Políticas Públicas, em parceria com a Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), do qual já foram ocupadas duas vagas por membros da corte de contas. No próximo semestre, está previsto o ingresso de cinco servidores.

Além do mestrado, duas especializações foram oferecidas aos membros e servidores. Uma delas, em Controle Externo e Governança Pública, já concluída, com 80 formados (78 servidores e dois membros). A outra, ainda em andamento, tem como tema o Controle Externo e Auditoria em Obras Públicas.

Jaqueline Nascimento acredita que o objetivo, a partir de agora é focar na formação de controladores sociais. “Agora que nós estamos prestando um trabalho melhor para a sociedade, melhorando nossa capacidade técnica, falta trazer o cidadão para perto do Tribunal. Mostrar quem nós somos, o que fazemos e o que a sociedade pode fazer para contribuir”, conta. Ela detalha que uma das ações para este novo ano é  levar a Corte de Contas para fora do TCE. “Já estamos com um plano detalhado para levar às escolas e shoppings um quiosque do Tribunal. Isso vai nos possibilitar uma infinidade de opções”, declara.

“A sociedade é nossa patroa, então é preciso que ela tenha um olho controlador junto conosco”, afirma. Para tal feito, além das ações de aproximação, mais capacitações serão executadas, para tornar ainda mais eficaz a equipe do TCE-GO. Ao todo, em 2017, foram ofertados 25 cursos, dos quais dois ainda estão em andamento. Além de ações externas e apoio a outros órgãos. Um total de 620 pessoas foram qualificadas em cursos internos e 103 em cursos externos. Houve 2.839 participantes em ações organizadas ou com participação do TCE, sendo 2704 em eventos internos e 135 em externos. O que totaliza 3.562 pessoas alcançadas.

Ouça também a reportagem da Rádiio Web TCE sobre o tema: http://bit.ly/2mTQIb4

Serviço: