Serviços mais procurados:

label_outline Competências label_outline Conselheiros label_outline Composição MPC label_outline Corregedoria Geral label_outline Governança, Planejamento e Gestão label_outline Tecnologia da Informação label_outline Escola Superior de Controle Externo label_outline TCE Sustentável label_outline Coral TCE-GO label_outline Relação de Ramais label_outline Localização e Contato label_outline Secretaria-Geral label_outline Histórico label_outline Mapa do Site label_outline Artigo 30 label_outline Avaliação dos Portais de Transparência label_outline Calendário De Prestação De Base de Dados label_outline Calendário de Obrigações dos Jurisdicionados label_outline Cartilhas label_outline Comissão de Decisões label_outline Fiscalização das Rodovias Estaduais label_outline Fiscalização dos Controles Internos label_outline Fiscalizações em Andamento label_outline Goiás Transparente label_outline Maturidade Controles Internos label_outline Pacto da Primeira Infância label_outline Prestação de Contas label_outline Contas Irregulares label_outline Plano de Fiscalização e Controle 2021-2022 label_outline Resultados de Fiscalizações label_outline Relatório de Atividades label_outline Sugestões de Fiscalização label_outline SIAP - Registro de Aposentadoria label_outline Manual para Declaração de Bens e Rendas (DBR) label_outline Observatório do Cidadão label_outline Observatório de Políticas Públicas label_outline Artigos e Publicações label_outline Atualização Monetária label_outline Clientela label_outline Clipping Eletrônico label_outline Consulta Decisões label_outline Consulta Ofício label_outline Consulta Pauta label_outline Consulta Processos label_outline Diário Eletrônico de Contas label_outline Emissão de Boletos label_outline Emissão de Certidões label_outline Feriados label_outline Normas e Jurisprudência label_outline Notícias label_outline Sessão Virtual (Ao Vivo) label_outline TCE nas Redes Sociais label_outline Revista Controle Externo label_outline TCE Push label_outline Vista Eletrônica label_outline Licitações label_outline Contratos label_outline Convênios ×
menu
search
menu
search
menu
search

Posse antes de publicação da nomeação é ilegal

TCE-GO determinou à Secretaria de Estado da Casa Civil que não reitere a prática, sob pena de responsabilização

30/11/2017      BRUNO EDUARDO BALDUINO DE SOUZA

 Clique aqui para acessar o processo de referência

Link copiado
com sucesso!!

  

  

   As nomeações de servidores para cargos públicos com efeitos retroativos, feitas pela Secretaria da Casa Civil em janeiro de 2015, são ilegais. Essa foi a conclusão a que chegou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) depois de analisar representação formulada pelo Ministério Público de Contas. O conselheiro-relator Saulo Mesquita determinou, por meio de acórdão aprovado na sessão plenária de ontem (29/nov), que o titular da pasta não reitere esta prática, sob pena de responsabilidade.

   As nomeações, com efeitos retroativos, foram pulicadas nos diários oficiais de 14 de janeiro e de 9 de fevereiro de 2015. A Secretaria da Casa Civil sustentou, em sua defesa, que os atos ocorreram por causa da reorganização de toda a administração pública estadual, ocorrida em 2014.

   “Diante da nova realidade e da complexidade da máquina, alguns servidores foram realocados em outros cargos após a exoneração, sem interrupção do exercício, o que gerou a situação de retroatividade”, discorreu a Secretaria, acrescentando que o Estado preferiu dar continuidade à prestação do serviço a optar pela forma adequada do ato administrativo, “privilegiando a eficiência e o dever de remunerar os servidores pelos serviços prestados”.

   O relator, porém, avaliou que “jamais poderá haver posse e exercício em data anterior à publicação da nomeação”. Segundo ele, a Lei nº 10.460/88 define a nomeação como forma originária de provimento de cargo público, enquanto a posse se qualifica como a aceitação formal das atribuições, deveres e responsabilidades.

   A posse deve ocorrer no prazo de 30 dias após a publicação do ato de nomeação. Quanto ao exercício, que é o efetivo início dos trabalhos, somente pode ocorrer após a respectiva posse. “Não se admite exercício sem posse e, também, posse sem nomeação”, conclui.

  

  

Serviço:

Assessoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2101 / Ramal: 2110/2132

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

  

  

500x500
Carregando...