Serviços mais procurados:

label_outline Competências label_outline Conselheiros label_outline Composição MPC label_outline Corregedoria Geral label_outline Governança, Planejamento e Gestão label_outline Tecnologia da Informação label_outline Escola Superior de Controle Externo label_outline TCE Sustentável label_outline Coral TCE-GO label_outline Relação de Ramais label_outline Localização e Contato label_outline Secretaria-Geral label_outline Histórico label_outline Mapa do Site label_outline Artigo 30 label_outline Avaliação dos Portais de Transparência label_outline Calendário De Prestação De Base de Dados label_outline Calendário de Obrigações dos Jurisdicionados label_outline Cartilhas label_outline Comissão de Decisões label_outline Fiscalização das Rodovias Estaduais label_outline Fiscalização dos Controles Internos label_outline Fiscalizações em Andamento label_outline Goiás Transparente label_outline Maturidade Controles Internos label_outline Pacto da Primeira Infância label_outline Prestação de Contas label_outline Contas Irregulares label_outline Plano de Fiscalização e Controle 2021-2022 label_outline Resultados de Fiscalizações label_outline Relatório de Atividades label_outline Sugestões de Fiscalização label_outline SIAP - Registro de Aposentadoria label_outline Manual para Declaração de Bens e Rendas (DBR) label_outline Observatório do Cidadão label_outline Observatório de Políticas Públicas label_outline Artigos e Publicações label_outline Atualização Monetária label_outline Clientela label_outline Clipping Eletrônico label_outline Consulta Decisões label_outline Consulta Ofício label_outline Consulta Pauta label_outline Consulta Processos label_outline Diário Eletrônico de Contas label_outline Emissão de Boletos label_outline Emissão de Certidões label_outline Feriados label_outline Normas e Jurisprudência label_outline Notícias label_outline Sessão Virtual (Ao Vivo) label_outline TCE nas Redes Sociais label_outline Revista Controle Externo label_outline TCE Push label_outline Vista Eletrônica label_outline Licitações label_outline Contratos label_outline Convênios ×
menu
search
menu
search
menu
search

Problemas federativos na pauta de encontro dos TCs no Ceará

12/07/2016     

Link copiado
com sucesso!!

  

  

     “Estados, Federalismo e Direito Econômico Constitucional” foi o tema principal debatido no Encontro Nacional do Instituto Rui Barbosa – Região Nordeste, ocorrido na quinta e sexta-feira da semana passada, no TCE-CE. Segundo o palestrante, Martônio Mont’Alvene, “uma nação subdesenvolvida só chegará ao desenvolvimento econômico dependendo da escolha política. O subdesenvolvimento, na medida em que não superar as decisões políticas, não superará a perspectiva econômica. Temos que mudar as nossas estruturas econômicas”.

     Os conflitos federativos voltaram à tona na palestra de Fernando Rezende, representante da Fundação Getúlio Vargas. Para ele, “a Federação sofreu o impacto de fortes ventos vindos do exterior e perdeu o rumo. A falta de atenção ao novo cenário estimula os conflitos e os Estados assistem passivamente à erosão das suas finanças”. Rezende finalizou enfatizando que “é preciso interromper a marcha da insensatez para introduzir racionalidade no debate federativo”.

      A “Evolução recente das contas estaduais” foi o tema da palestra do professor e doutor de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará, Jair do Amaral. “Vejo o Federalismo como um jogo complexo de economia política.” O palestrante pontuou alguns dos desafios para vencer essa crise como a recuperação do crescimento econômico, a capacidade de coordenação da União sobre as ações coletivas dos entes federados, a eficácia/eficiência e credibilidade dos parâmetros institucionais, as diferenças dos benefícios fiscais entre Municípios, Estados e União, além do aumento dos esforços e capacidades fiscal-financeiros dos Estados e Municípios. O ouvidor do TCE Espírito Santo, Domingos Augusto Taufner, intermediou o debate na função de presidente da mesa.

      Na mesa seguinte, o Ph.D em Economia Raul Velloso, falou sobre “Desbalanceamento Federativo no Brasil”. Para o especialista, “o Brasil está longe de ser uma federação de verdade, é um Estado unitário. Não há autonomia. Vejo os Estados como uma mistura de departamentos financeiros da União e vítimas de uma armadilha de que vários segmentos comandam os passos dentro do seu orçamento”.

      O evento “Encontros Nacionais do IRB – Região Nordeste” reuniu representantes de 15 estados brasileiros no auditório do Edifício 5 de Outubro, do TCE Ceará, com o tema central “Federalismo: Crise e Desafios dos Estados”. Promovido em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o seminário contou com a participação de autoridades nacionais, regionais e locais. Os anfitriões do encontro, conselheiros Edilberto Pontes (presidente do TCE Ceará) e Sebastião Helvécio (presidente do IRB e TCE-MG), coordenaram a programação.

Saiba mais.

 

  

  

Serviço:

Assessoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2101 / Ramal: 2110/2132

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

  

  

500x500
Carregando...