Serviços mais procurados:

label_outline Competências label_outline Conselheiros label_outline Composição MPC label_outline Corregedoria Geral label_outline Governança, Planejamento e Gestão label_outline Tecnologia da Informação label_outline Escola Superior de Controle Externo label_outline TCE Sustentável label_outline Coral TCE-GO label_outline Relação de Ramais label_outline Localização e Contato label_outline Secretaria-Geral label_outline Histórico label_outline Mapa do Site label_outline Artigo 30 label_outline Avaliação dos Portais de Transparência label_outline Calendário De Prestação De Base de Dados label_outline Calendário de Obrigações dos Jurisdicionados label_outline Cartilhas label_outline Comissão de Decisões label_outline Fiscalização das Rodovias Estaduais label_outline Fiscalização dos Controles Internos label_outline Fiscalizações em Andamento label_outline Goiás Transparente label_outline Maturidade Controles Internos label_outline Pacto da Primeira Infância label_outline Prestação de Contas label_outline Contas Irregulares label_outline Plano de Fiscalização e Controle 2021-2022 label_outline Resultados de Fiscalizações label_outline Relatório de Atividades label_outline Sugestões de Fiscalização label_outline SIAP - Registro de Aposentadoria label_outline Artigos e Publicações label_outline Atualização Monetária label_outline Clientela label_outline Clipping Eletrônico label_outline Consulta Decisões label_outline Consulta Ofício label_outline Consulta Pauta label_outline Consulta Processos label_outline Diário Eletrônico de Contas label_outline Emissão de Boletos label_outline Emissão de Certidões label_outline Feriados label_outline Normas e Jurisprudência label_outline Notícias label_outline Sessão Virtual (Ao Vivo) label_outline TCE nas Redes Sociais label_outline Revista Controle Externo label_outline TCE Push label_outline Vista Eletrônica label_outline Licitações label_outline Contratos label_outline Convênios ×

Biografia de Henrique Santillo

25/06/2002

Link copiado
com sucesso!!

Conselheiro HENRIQUE SANTILLO

Henrique Antônio Santillo é paulista de Ribeirão Preto. Médico com especialidade em Pediatria, ocupou praticamente todos os cargos eletivos, começando como vereador de Anápolis, onde também foi prefeito. Santillo foi deputado estadual, senador da República, governador de Goiás e ministro de Estado da Saúde, no governo Itamar Franco. Já no governo goiano de Marconi Perillo, foi secretário de Estado da Saúde e Extraordinário. O ex-governador foi indicado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 1999, sendo o atual presidente da instituição fiscalizadora..

Henrique Antônio Santillo nasceu em Ribeirão Preto-SP, mas mudou-se para Anápolis quando tinha apenas 5 anos de idade. Iniciou na política nos grêmios estudantis. Em janeiro de 1957 foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para o curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, Santillo conciliava os estudos com a função de professor. No segundo ano, quebrou a tradição do Diretório Acadêmico que só elegia quintanistas, chegando à presidência do Diretório Central dos Estudantes da UFMG e, depois, da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais. Em 1960, foi eleito conselheiro da União Nacional dos Estudantes.

Formado e de volta a Goiás, em 1964, foi plantonista na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, onde prestava atendimento gratuito. O jovem médico acabou voltando a envolver-se na política e foi lançado candidato a vereador em 1966, obtendo mais de 10% dos votos em meio a 60 concorrentes. Dedicado às causas sociais, conquistou a prefeitura de Anápolis em 1969, com dois terços dos votos apurados.

O mandato de deputado estadual viria em 1974, quando foi novamente o mais votado dentre os postulantes à Assembléia Legislativa. Em 1978 percorreu o estado em campanha para o Senado, sendo eleito com mais de 100 mil votos de diferença sobre os concorrentes.

No Senado, Henrique Santillo projetou-se nacionalmente o que fez dele o candidato natural de seu partido ao governo de Goiás em 1986. Abertas as urnas, Santillo foi eleito com mais de 400 mil votos de frente. No Governo de Goiás, consolidou uma administração voltada para o social.

Após deixar o governo, Santillo aceitou o convite, em 1991, do então presidente da República, Itamar Franco e assumiu o Ministério da Saúde, lá permanecendo até o final do mandato presidencial.

De volta a Goiás, Santillo aceitaria, algum tempo depois, concorrer à Prefeitura de Anapolis. Passada essa fase, voltou a clinicar gratuitamente na região periférica de Anápolis, onde ainda reside. Retornou à atividade política em 1998, comandando, em Anápolis, a campanha do candidato a governador Marconi Perillo.

Em 1999, Henrique Santillo aceitou convite para chefiar a Secretaria Estadual de Saúde, cargo exercido por seis meses até passar para a Secretaria de Articulação Política do Governo de Goiás. No final de 1999 assumiu o cargo de conselheiro do TCE. No final de 2001 foi eleito presidente do órgão para o exercício de 2002, tarefa interrompida com seu falecimento em 25 de junho.

Serviço:

Tel: (62) 3228-2101 / Ramal: 2110/2132