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Sistemas informatizados gerenciam atividades do TCE

05/10/2006     

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        A Divisão de Processamento de Dados (DPD) do Tribunal de Contas do Estado fez hoje (05/set) uma apresentação aos conselheiros, auditores e diretores sobre os sete sistemas informatizados disponíveis e em implantação no órgão. Eles atendem aos mais diversos setores da casa, desde o protocolo até as divisões de pessoal, orçamento, financeiro e apoio ao controle externo.

        A funcionalidade de cada um dos sistemas foi explicada pelo diretor da DPD, Cássio Rezende de Assis Brito, no plenário do Tribunal. Além desses, o TCE também oferece diversos serviços à comunidade e aos servidores por meio de seu site (www.tce.go.gov.br), a exemplo das seções de denúncias (E-ouvidoria), de consulta processual e de notícias.

Veja como funcionam os sistemas informatizados:

Digitalização de Documentos – GPro

É o sistema de protocolo do TCE. Assim que dá entrada no órgão, qualquer documento recebe número próprio e passa a tramitar nos setores internos. O documento inicial, que dá origem a um processo, é digitalizado e sua imagem armazenada no banco de dados para consulta. Além de protocolizar o documento, é pelo GPro que os documentos são digitalizados e todos os andamentos processuais são registrados, podendo ser consultados e seus documentos visualizados.

Gerência de Rol de Responsáveis – GRol

O GRol permite ao TCE receber, pela internet, a listagem das autoridades estaduais. O procedimento é feito por meio da internet pelos próprios órgãos fiscalizados e atende à Lei Orgânica e ao Regimento Interno do TCE, que determina o envio de atos de nomeações e exonerações dessas autoridades ao Tribunal de Contas. O gerenciamento será feito pela Secretaria Geral. O sistema está em fase de treinamento aos usuários dos diversos órgãos da administração pública.

Gerência de Boletos – GBol

Gerencia as multas aplicadas pelo TCE-GO. O boleto bancário será emitido no site do Tribunal visando o recolhimento ao Fundo de Modernização do TCE. A responsabilidade pelo seu gerenciamento é da Secretaria Geral e da Divisão de Orçamento e Finanças. O GBol emite boletas, relatórios de multas recebidas e de previsão de recebimentos. O projeto está desenvolvido e aguarda assinatura de convênio com o Banco do Brasil para ser implantado.

Gerência de Orçamento - GOrc

Faz o acompanhamento mensal do movimento contábil da execução orçamentária e financeira dos órgãos estaduais, possibilitando o cruzamento das informações com dados orçamentários e financeiros do Sistema de Informações Orçamentárias e Financeiras do Estado (Siof) e contábil da Secretaria da Fazenda. O sistema, em fase treinamento e implantação, será gerido pela Divisão de Acompanhamento de Contas.

Gerência de Pessoal Externo – GPex

Com o objetivo de receber as prestações de contas das folhas de pagamento de todos os órgãos do Estado via internet, o GPex faz o cruzamento desses dados e emite relatórios com informações que darão suporte a realização de auditorias rápidas e precisas. A cargo da 3ª Divisão de Fiscalização do TCE, esse sistema facilitará consultas sobre quadro de pessoal, dados cadastrais dos servidores, pagamentos mensais efetuados a servidores, contratação simultânea de um mesmo servidor, situação quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal concernente à folha de pessoal, contratações mês a mês, dentre outras informações. O projeto está em fase de teste final e brevemente será normatizado.

Gerência de Apoio ao Controle Externo – GAce

Sistema em desenvolvimento que vai prover informações gerenciais sobre a despesa e receita do Estado, incluindo os seus fundos, via intranet, visando subsidiar o TCE-GO na realização de inspeções e auditorias. Vinculado à Contadoria Geral e à Coordenação de Fiscalização, vai permitir o cruzamento de informações da despesa orçamentária, bem como da receita com a despesa.

Gerência do Financeiro – GFin

Controla a área financeira e orçamentária do Tribunal, bem como seus fundos de Modernização e Rotativo. Emite relatórios gerenciais e fiscais para a prestação de contas e auxilia na elaboração dos orçamentos anuais do TCE. A cargo da Divisão de Orçamento e Finanças, está em desenvolvimento.

  

  

Serviço:

Assessoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2101 / Ramal: 2110/2132

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

  

  

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