Serviços mais procurados:
09/06/2010
Os desafios da comunicação nas organizações públicas no Brasil foram abordados pelos comunicadores Margarida Kunsch e Gaudêncio Torquato, os dois palestrantes de ontem (08/jun) do 2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas, que termina hoje em Palmas-TO. As palestras reuniram assessores de comunicação e conselheiros dos TCs de diversos estados brasileiros. Margarida falou da gestão da comunicação no relacionamento dos órgãos públicos com os cidadãos e a comunidade. Para ela, as ações comunicativas precisam ser guiadas por uma filosofia e políticas que levem em conta as demandas, os interesses e as exigências dos públicos estratégicos. E destacou: “Nós nos preocupamos demais com a produção técnica e nos esquecemos das pessoas”.
A professora , que é doutora em Comunicação, defendeu sua teoria da Comunicação Integrada e mostrou as dimensões da comunicação organizacional: a humana, que valoriza as pessoas no ambiente organizacional; a instrumental, que trabalha a comunicação voltada à transmissão de informações, e a estratégica, que agrega valor à organização, aliada ao planejamento estratégico. Na segunda parte da palestra, a professora apontou a necessidade de mais participação do cidadão na comunicação pública. Para ela, quanto mais avançada a democracia de uma sociedade, maior será o interesse das pessoas pelas informações públicas.
TORQUATO – O jornalista Gaudêncio Torquato apontou como desafio para o fortalecimento da cidadania, o incentivo ao terceiro setor. Ele frisou que a identidade de uma instituição deve ser suficientemente límpida para que possa projetar uma imagem positiva à sociedade. Gaudêncio Torquato fez um resumo histórico sobre as crises da administração pública no Brasil, no que diz respeito à democracia. Para ele a precariedade dos serviços públicos e a sua ineficiência estão ligadas a essas crises.
Serviço:
Assessoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2101 / Ramal: 2110/2132
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Recomendamos Para Você
Recomendamos Para Você