Serviços mais procurados:
Segundo painel do 9º Fórum Brasileiro destaca sinergia entre controles interno e social e as relações entre controle interno e externo
07/06/2018 LEONARDO ROCHA MIRANDA
No final da tarde de hoje (07/06) a primeira painelista foi a advogada e professora Ana Carla Bliacheriene com o tema Novas Tecnologias em Gestão Pública - Sinergia entre os Controles Interno e Externo. A professora dedicou sua palestra a textos e não apenas aos aspectos técnicos e com fundamento na vanguarda da gestão pública. Segundo ela, o estado e a democracia passam por um momento de transição como aconteceu nas revoluções francesa e americana. Para ela os vários pontos de vista que podem ser vislumbrados nos mapas, serão fundamentais para a abertura e participação da cidadão no controle social e que cada vez mais a participação da população será de forma digital.
No século XXI o interesse é local e as cidades inteligentes serão as protagonistas, com a implantação de políticas públicas, controle, eficiência e transparência do Estado e da administração pública, qualidade na gestão pública, novas tecnologias aplicadas à qualidade da gestão pública. Para a professora, a quarta revolução Industrial já é uma realidade. “Temos que compreender o passado para aprender o futuro. A Inteligência Artificial é outro caminho sem retorno e através de ferramentas que possam juntar dados, minerá-los, será o caminho para a transformação da gestão pública”.
Em seguida o palestrante Fabricio Motta, professor e procurador de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás falou sobre Governança e Responsabilidades: as Relações entre Controle Interno e Externo.
Pare ele o fórum propõe uma temática essencial para o atual cenário da gestão pública. Ele falou sobre as várias definições de Governança, que é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle posto em prática para avançar, direcionar e monitorar a gestão. Falou também da diferença entre publicidade e transparência que estão muito além, pois a transparência permite que a sociedade saiba muito mais da gestão pública. Outro ponto em destaque foi a efetividade que promove o bem de todos e possibilita uma sociedade igualitária.
O encontro tem prosseguimento amanhã, com painéis técnicos que terão a participação de autoridades de tribunais de contas, como os ministros do TCU, Benjamin Zymler e Weder de Oliveira e o conselheiro do TCE-CE Edilberto Lima. O encerramento será feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso.
Serviço:
Assessoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2101 / Ramal: 2110/2132
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Recomendamos Para Você
Recomendamos Para Você